terça-feira, 18 de maio de 2010

Entrevista com um blogueiro: Joicy Muniz


A cearense Joicy Muniz, de 22 anos de idade, é estudante de jornalismo, blogueira, modelo fotográfica e estagiária do Jornal Expresso do Norte e Assembléia Legislativa do Ceará. Ela foi entrevistada sobre o seu blog de moda, o Vintage Guide. Confira:

1. Como e quando você se interessou em criar um blog?
- Tenho o blog há mais de dois anos, e sempre tive interesse por moda. Sempre gostei de fuçar blogs de street wear, sendo o The Sartorialist, o Face Hunter e o Stil in Berlim os meus queridinhos da época, lembro que os via todo dia e pensava “quero ter um blog também”. Aliado a isso tinha o fato de que sempre gostei de escrever, ler sobre moda. Então a ideia do blog veio na cabeça e pus em prática.


2. Porque um blog sobre moda? Além de jornalismo, você trabalha com moda?
- Acho que já comecei a responder na questão anterior, além de trabalhar com moda, antes disso e de qualquer outra coisa sempre gostei de ler sobre. Como gosto muito de música, do “mundo retrô” (nota-se pelo nome do blog), sempre aliei tudo isso à moda. Vivia escrevendo textinhos sobre a moda 60’s , 70’s, minhas décadas preferidas e até cheguei a mostrar alguns no blog, mas quando comecei o blog, comecei meio tímida, tinha medo que as pessoas não fossem gostar. Acho que isso deve acontecer com todo mundo, mas quando vinham falar que estavam gostando, meu entusiasmo só crescia. Criei o blog com o intuito de escrever sobre algo que eu gosto muito, tenho afinidade e me sinto bem "falando sobre".


3. Você usa quais redes sociais (Orkut, twitter, facebook...) para lançar noticias?
- Sou meio viciada em tudo isso. Uso Orkut, twitter, lookbook, tumblr, we heart it, o facebook, tenho, mas não uso. Além do blog em si, claro.


4. Você modera os comentários do blog? Acha isso necessário para os blogs atualmente?
- Nunca moderei, pra falar a verdade nunca atentei pra isso. Vejo blogueiro ter problemas por causa de comentários, vejo blogueiro “suplicando” comentários, vejo tanta coisa desnecessária. Me sinto muito mais feliz quando chegam pra mim e falam do blog. Não acho necessário, o blog existe pra eu expressar minha opinião, então porque o meu leitor não pode expressar a dele?


5. O seu blog produz alguma matéria para publicação em veículos locais?
- Não.


6. Como você sente a transformação do jornal impresso nas mídias digitais?
- Dá pra se perceber cada vez mais a diferença. No jornal onde eu trabalho, por exemplo, recebemos vários jornais locais, mas já estou tão acostumada a ler tudo antes, "mais rápido", pela web. Se fosse pra escolher, eu diria: "Não, prefiro ler o jornal impresso". Mas acontece que é uma questão de rapidez, de mais informações em menos tempo, digamos. Com a moda, do mesmo jeito, prefiro mil vezes folhear uma vogue, uma elle, uma dazed and confused, mas o site oferece quase todo o conteúdo, e mais, o twitter oferece notícias em tempo real do site dessas revistas. E é tudo muito rápido, você lê alguma coisa, cinco minutos depois, ja atualizaram o site/blog com algo novo, é como diz a música: "Live fast, die young", é bem isso que acontece com a notícia às vezes, ela tem vida útil por pouco tempo. O jornal impresso não consegue alcançar essa velocidade das mídias digitais.

7. Com esse bombardeio de informações por todos os lados, você acha que o jornalista de WEB comete mais erros do que os jornalistas mais tradicionais?
- Bom, se comete eu não sei, mas é fato que pela velocidade da informação há mais probabilidade de errar, mas isso acontece pelo “bombardeio de informações” que você mesma citou, eu acredito.


8. Pode se dizer que todo blogueiro é jornalista?
- “Todo blogueiro”? Em hipótese alguma! Já vi muitos blogs “lixos” por aí, é até um desrespeito pra quem lê, pra quem pesquisa e tem todo o cuidado de fazer um trabalho legal. Mas sobre isso, não saio reclamando, blog existe pra qualquer um criar e escrever o que quiser e jornalismo pede estudo, pede muitas outras coisas. Assim, todo mundo vai criar um blog e todo mundo vai virar jornalista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário